Análise de SWOT – Infraestrutura como Serviço – Microsoft x AWS

A adoção da Cloud Computing pelas empresas vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. A nuvem, como chamamos, é a grande viabilizadora para suportar o processo de transformação digital das empresas. As preocupações relacionadas à segurança da informação, privacidade e confidencialidade dos dados vem sendo endereçada e desmistificada pelos grandes provedores, principalmente pela Microsoft e AWS que possuem uma melhor clareza quanto a localização de seus datacenters.

O modelo IaaS (Infraestrutura como Serviço) é um modelo no qual um provedor de nuvem hospeda e mantém a infraestrutura principal, incluindo hardware, software, servidores e armazenamento em nome de um cliente. Isso normalmente inclui a hospedagem de aplicativos em um ambiente altamente escalável, onde os clientes só são cobrados pela infraestrutura e recursos computacionais que consome.

A AWS domina o mercado desde seu lançamento em 2006 e, segundo uma pesquisa da Synergy Research Group lançada em fevereiro deste ano (2017), ela domina aproximadamente 40% do mercado, sendo que, Microsoft, Google e IBM juntas representariam cerca de 23% do mercado.

Pequisa Synergy Research Group

Vale ressaltar que apesar do domínio da AWS a Microsoft vem ganhando terreno rapidamente, principalmente fazendo uso de sua ampla de rede de clientes e parceiros ao redor do mundo.

O processo de seleção e definição dos provedores de nuvem é algo extremamente particular para cada empresa, este processo dependerá sempre da construção e da definição de um planejamento da jornada alinhado às necessidades e objetivos estratégicos da organização e da TI.

AWS e Microsoft oferecem basicamente os mesmos serviços relacionados ao modelo de IaaS como por exemplo: self-services, provisionamento instantâneo de recursos computacionais, escalabilidade, redundância, segurança, compliance e gerenciamento de identidade. Ambos também oferecem outras variedades de serviços como computadores, storages, redes, banco de dados, ferramentas e serviços para IoT, analytics, recursos de machine learning, mobilidade e plataformas para desenvolvimento e gerenciamento dos serviços.

Esta análise de SWOT expressa única e exclusivamente a opinião e percepção do autor baseada em pesquisas públicas da internet e da análise de dados abertos sobre ambos os provedores. Os pontos destacados referem-se aos principais diferenciais entre os dois provedores.

 

Análise de Swot Microsoft e AWS

 

MICROSOFT

Strenghts (Forças)

  • Vem ganhando terreno rapidamente, principalmente através de sua rede de clientes e parceiros.
  • Migrações e integrações são simplificadas através das ferramentas nativas da própria Microsoft tanto para o modelo de IaaS quanto PaaS
  • Vem modificando suas políticas de cobrança na tentativa de ser mais agressiva e oferecer um set maior de opções de cobrança
  • Amplo portfólio de serviços
  • Serviços globalmente acessíveis através de dezenas de servidores ao redor do mundo

Weeknesses (Fraquezas)

  • Para alguns serviços ainda não é vista como um player para inovação
  • Não possui muitas alternativas para cobrança dos serviços (Ex: Leilão de capacidade ociosa, ao se comparar com a AWS)
  • Ainda não possui um market share expressivo

Opportunities (Oportunidades)

  • Ampla rede de parceiros que podem simplificar e acelerar o processo de adoção
  • Favorece o modelo de Cloud Híbrida devido aos produtos e ferramentas nativas de integração

Threats (Ameaças)

  • Ainda é vista como uma armadilha para o Lock-in
  • Amazon
  • Google
  • IBM
  • Salesfoce.com
  • SAP Cloud Platform

 

Amazon Web Services

Strenghts (Forças)

  • Plano constante de redução de preço para suas instâncias EC2
  • Liderança na estratégia de preços
  • Rápida evolução de sua plataforma e serviços
  • Flexibilidade para adequação da infraestrutura
  • Domínio do mercado – Base consolidada de clientes em todo mundo

Weeknesses (Fraquezas)

  • Possui somente presença on-line
  • Venda com “margens zero”
  • Não é agressiva quando ao marketing de seus serviços

Opportunities (Oportunidades)

  • Custo de armazenamento de dados extremamente baixo
  • Continua investindo em expansão
  • Diversas soluções em seu marketplace
  • Ampla presença física

Threats (Ameaças)

  • Dificuldades de encontrar parceiros
  • Microsoft
  • Google
  • IBM
  • Salesfoce.com
  • SAP Cloud Platform

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *