Os quatro modelos de implementação

Computação em Nuvem NIST

Nuvem privada (Private cloud)

Consiste numa infraestrutura de computação em nuvem operada e sempre gerenciada pela organização cliente, onde seus serviços são oferecidos e utilizados apenas pela própria organização e não estão publicados ou disponíveis para uso geral. Em muitos casos esta infraestrutura é gerenciada por empresas terceirizadas (Outsourcing), porém, ainda assim os recursos e serviços continuam sendo ofertados apenas internamente.

Nuvem pública (Public cloud)

Consiste na disponibilização de recursos e serviços ofertados por organizações públicas ou por grandes empresas privadas que possuem uma grande capacidade computacional.

Nuvem comunitária (community Cloud)

A infraestrutura de computação em nuvem é compartilhada por diversas organizações e suporta uma comunidade que possui interesses comuns. Neste modelo a nuvem comunitária pode ser administrada por terceiros e pode existir tanto dentro (on premises) quanto fora (off premises) da organização.

Nuvem híbrida (Hybrid cloud)

É a composição de duas ou mais infraestrutura distinta de nuvem (privada, comunitária ou pública) que continuam sendo entidades únicas, mas são unidas pela tecnologia padronizada ou proprietária que permite a portabilidade de dados e aplicativos.