Princípios do DevSecOps

DevOps é iterativo: Funciona bem com projetos que possuem um alto grau de incertezas onde o planejamento exaustivo não será o ideal, ou seja, a proposta funciona muito bem com projetos onde o escopo e os requisitos são difíceis de serem definidos e mensurados logo no planejamento inicial do projeto.

DevOps é continuo: Ser contínuo significa entregar continuamente alguma funcionalidade do software em produção e não apenas o deploy continuo de códigos em produção. É importante entendermos que estes são conceitos distintos. Um software somente terá valor quando este entrar em produção, desta maneira, devemos entender como entrega continua a capacidade de entregar uma funcionalidade nova ou o software em sua totalidade em produção. DevOps também é continuo no sentido de buscar continuamente a otimização de desenvolvimento através de ferramentas. Esta evolução corresponde as ferramentas para integração continua da equipe de desenvolvimento e o deploy continuo.

DevOps é colaborativo: A proposta do DevOps requer stakeholders com objetivos comum, assim como, remete a necessidade de uma maior confiança e uma melhor comunicação entre as equipes de desenvolvimento e de operações. A identificação dos stakeholders e a definição de um time que irá iniciar nas práticas DevOps será fundamental para o sucesso desta iniciativa. Será necessário identificar pessoas que possuem um perfil colaborativo e que estejam dispostos a entender que esta iniciativa exigirá uma nova maneira de trabalhar. As habilidades e as experiências técnicas também serão de extrema relevância, por este motivo, procure compor um time multidisciplinar com desenvolvedores com experiência em integração contínua, arquitetos de TI, profissionais com experiência em testes e qualidade de software, segurança da informação e operação.

DevOps é sistêmico: Refere-se a necessidade de alterar o foco da TI para o produto final e não mais para a atuação e gerenciamento em forma de silos. A adoção das práticas do DevOps remeterá a necessidade de analisar de maneira holística o seu impacto na organização, processos e tecnologias.

DevOps é automatizado: A proposta do DevOps parte do princípio e da necessidade de utilizar ferramentas para automatizar a integração e o deploy contínuo, assim como, a utilização de ferramentas para automatização dos teste e do monitoramento do software em produção, resultando assim numa baixa interferência humana durante o processo de implantação.

Autor: Daniel Rosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *