A origem do DevOps

Apesar do tom mítico de algumas das histórias sobre suas origens, o DevOps não foi criado do nada. Em vez disso, as sementes do DevOps foram plantadas há muito tempo e foram nutridas por especialistas em TI com visão de futuro em várias disciplinas. Os dois antecedentes principais do DevOps são:

  • Gerenciamento de sistemas corporativos (ESM). Muitas das pessoas envolvidas na definição inicial de DevOps eram administradores de sistema. Esses especialistas em operações trouxeram as principais práticas recomendadas de ESM para DevOps, incluindo gerenciamento de configuração, monitoramento de sistema, provisionamento automatizado e abordagem de cadeia de ferramentas.
  • DevOps pode ser interpretado como uma consequência do Agile – o desenvolvimento ágil de software prescreve uma estreita colaboração de clientes, gerenciamento de produtos, desenvolvedores e (às vezes) QA para preencher as lacunas e iterar rapidamente em direção a um produto melhor. O DevOps reconhece que a entrega de serviços e como o aplicativo e os sistemas interagem são uma parte fundamental da proposta de valor para o cliente também e, portanto, a equipe de produto precisa incluir essas preocupações como um item de nível superior. Dessa perspectiva, o DevOps está simplesmente estendendo os princípios do Agile além dos limites do código para todo o serviço entregue.

Artigos relacionados:

DevOps – Saiba a diferença entre Integração, Entrega e Implementação contínua

Como quebrar as barreiras culturais do DevOps?

6 passos para iniciar na jornada do DevOps