Os três modelos de serviço

Software as a Service (SaaS) – Software como Serviço


É um modelo de serviço ou forma de comercialização de software onde o fornecedor do software se responsabiliza por todo a infraestrutura necessária à disponibilização do sistema, sendo que o cliente utiliza o software via internet pagando um valor pelo serviço (software) ofertado. A grande vantagem deste modelo de serviço é a isenção do cliente ter que criar e manter uma infraestrutura (Local físico, energia, controle de acesso, climatização, servidores, estrutura de armazenamento (Storages), dispositivos de rede (Switches, roteadores, etc…), licenças de sistemas operacionais, equipes para suporte e administração da infraestrutura, etc…).

Este modelo também possibilita o uso gradual de implementação, ou seja, existe uma facilidade quanto a escalabilidade do serviço de acordo com a necessidade de uso do cliente. Geralmente esta facilidade e flexibilidade se estende também ao modelo de cobrança, podendo este ser adaptado de acordo com o consumo ou quantidade de usuários.

É importante entender os modelos de cobrança e as cláusulas contratuais, muitos softwares oferecidos como serviço podem ser separados em módulos, onde a forma de cobrança poderá ser diferente dependendo do módulo a ser utilizado. Outro ponto fundamental, e muitas vezes negligenciado, diz respeitos as cláusulas contratuais de saída, ou seja, as responsabilidades, custos e possíveis penalidades quanto ao cancelamento do serviço.

Platform as a Service (PaaS) – Plataforma como Serviço


Consiste no serviço propriamente dito, de hospedagem e implementação de hardware e software, que é usado para prover aplicações por meio da internet. Este modelo de serviço facilita a implementação pois reduz a complexidade de instalação e de gerenciamento de requisitos de hardware e software. Muitas das plataformas atuais oferecem o escalonamento automático dos recursos computacionais, ou da capacidade de armazenamento, de forma a atender aos requisitos técnicos da aplicação que é implantada pelo cliente desenvolvedor da aplicação.

Um exemplo de serviço de PaaS é o armazenamento de banco de dados, onde de maneira geral a preocupação do cliente está apenas nos dados armazenados e não mais nas rotinas para administração de um serviço gerenciador de banco de dados como um Microsoft SQL Server, DB2, etc…

Infrastructure as a Service (IaaS) – Infraestrutura como Serviço


É a capacidade oferecida para o cliente para provisionar processadores, storage, redes e outros recursos computacionais fundamentais onde o cliente é capaz de executar e realizar o deploy de software nos quais incluem o sistema operacional e as aplicações. Neste modelo de serviço o cliente não gerencia ou controla as camadas e componentes de hardware mas possui um controle sobre as máquinas virtuais, armazenamento, aplicativos instalados e certos controles limitados dos recursos de rede.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *