Como abraçar a TI Bimodal?

O conceito de TI Bimodal consiste em gerenciar as áreas de tecnologia da informação de dois modos distintos, sendo um modo tradicional (Modo 01), onde o foco principal se concentra na eficiência operacional e no trabalho contínuo para a redução de problemas e, outro (Modo 02) que tem um foco de gestão voltada para o flexível e o experimental considerando entregas mais rápidas em ciclos adaptativos.

Esta forma de abordagem tem como objetivo suprir a necessidade das organizações no que diz respeito à inovação e a busca por diferenciais competitivos, onde nestes casos a TI pode efetivamente ser um diferencial competitivo. Da mesma forma, por outro lado, ajuda a TI a evitar um problema constante que é o Shadow IT, onde neste caso unidades de negócio implementam soluções de tecnologia por si só, justamente por entender que a TI não consegue responder no prazo e dar o suporte necessário as demandas do negócio. As consequências disso para a TI são enormes, pois geram serviços duplicados, risco de segurança e perda de recursos financeiros.

Mudar o mindset de uma equipe de TI nem sempre é uma tarefa fácil e rápida, muitas vezes as áreas de TI estão fundamentadas por processos maduros e que garantem a eficiência operacional necessária a uma corporação. Porém, pensar em modelos ágeis e flexíveis certamente remete a conflitos com modelo atual de gestão da TI. Não somente o mindset da TI deverá ser mudado.

Para que um modelo de TI Bimodal possa ser implementado com sucesso, a própria organização deverá confiar e enxergar valor neste novo modelo de trabalho. A TI Bimodal é uma quebra de paradigma e um divisor entre o que a TI oferece versus o que o negócio precisa ou deseja.

Agora, como iniciar esta transformação?
Algumas sugestões iniciais poderão ser abordadas neste ponto. Dentro de um processo de transformação, a confiança se torna um fator decisivo, considerando-se esta afirmação, é fundamental que a TI inicie este processo com projetos pequenos e com menor impacto para o negócio, mas é fundamental que a TI mostre os benefícios para o negócio de forma gradual.

Uma vez que se obtenha o sucesso na implementação desses projetos, a TI deverá mostrar o valor do uso dos métodos rápidos e ágeis, obviamente que isto não é uma tarefa simples, pois frente a incertezas, as próprias áreas da TI tenderão a se apegar nos processos e nos modelos de governança usados até então, uma vez que o experimental gera desconforto e insegurança.

Outra sugestão que pode ajudar neste processo de transformação está relacionada à forma da TI lidar com o negócio. É fundamental que a TI tenha um approach mais colaborativo, desenvolvendo soluções e criando mudanças rápidas. Assim, talvez projetos relacionados a Redes Sociais ou Mobilidades apresentem certas facilidades de demonstração de ganho em relação a transformação e a rápida percepção dos benefícios para o negócio, ajudando assim a elevar o nível de confiança.

Outro ponto importante que deve ser considerado diz respeito à operacionalização de serviço, ou seja, não adianta ser rápido e flexível sem pensar num modelo de transferência do serviço para a operação, é fundamental pensar neste processo pois a sustentação do serviço será fundamental neste processo de transformação.

Por fim o mindset que todos deverão ter, o processo de transformação para uma TI Bimodal não acontece da noite para o dia, leva tempo e requer muito esforço e perseverança.

Autor: Daniel Rosa

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